EWE DÚDÚ: Folhas sagradas e a diáspora

30/08/2021 10:16

Projeto OSE DÚDÚ, com apoio da Coneva Jr. e Curitiblack, realizará EWÉ DÚDÚ: folhas sagradas e a diáspora, nos dias 11 e 12 de setembro de 2021. Este evento é um curso de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que visa trazer ao ambiente acadêmico conhecimentos ecológicos tradicionais da diáspora africana, que todavia, sofrem pela a marginalização dos seus saberes, levando a erosão do conhecimento e perda das tradições orais a cada geração. Na tentativa de modificar esse panorama, o curso pretende fomentar um novo olhar acerca das formas convencionais de utilização das plantas, com o objetivo de ressignificá-las na sociedade em geral, para afirmar uma nova epistemologia.

O curso é aberto ao público em geral e poderão ser realizadas por meio do endereço eletrônico https://www.even3.com.br/ewedudu/. Para acompanhar o curso, o inscrito receberá um mini guia e ao finalizar o curso o participante receberá um certificado de curso de extensão pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com carga horária total de 12 horas.

Os objetivos do curso são:

• Compreender a troca de saberes referente ao uso dos vegetais na história da diáspora.
  •  Trazer à luz os saberes ancestrais africanos dando a devida importância, tanto no corpo quanto na alma, das ervas no dia a dia dos seres humanos.
  • Apresentar e discutir o uso alimentício das plantas comestíveis na diáspora negra no Brasil.
  • Difundir o legado e valores civilizatórios africanos, desenvolvido a partir do conhecimento ecológico tradicional da natureza, em especial, no uso dos vegetais protagonizados na diáspora atlântica negra.

O curso terá 12h. com aulas expositivas on-line, divididas em dois (02) dias.  Pretende-se utilizar como método pedagógico aula expositiva teórica, apresentação de vídeos (trechos de curtas, vídeos, documentários, entre outros), músicas, fotos, além de outras possibilidades que contribuam no diálogo, debate e compreensão entre os expositores e os participantes.