Palestrantes

Conheça um pouco os palestrantes que estarão no 1º Workshop Sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária do Planalto Catarinense.

André Brugnara Soares
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e Pós-Doutorado em Agronomia pela Universidade da Flórida – USA. Atualmente é professor de ensino superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná aonde ministra disciplinas de interface planta-animal (Pós-Graduação) e Plantas Forrageiras e Nutrição Animal (Graduação). Bolsista de produtividade em pesquisa pela Fundação Araucária e líder do grupo de pesquisa em interações solo-plata-animal. Trabalha com manejo de pastagens em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária.
Estará ministrando a palestra de abertura intitulada: “Planejamento dos Sistemas Integrados na Região do Planalto Catarinense”

Leandro Martins Barbero

Possui graduação em Zootecnia, Mestrado em Zootecnia e Doutorado em Ciências – Ciência Animal e Pastagens com período sanduíche na Massey University e Lincoln University/Nova Zelândia. Tem experiência em manejo, avaliação e produção de forragens, atuando principalmente em manejo de pastagens, ecofisiologia de plantas forrageiras e ecologia do pastejo. É professor da área de forragicultura e pastagens na Universidade Federal de Uberlândia, MG.
Será o responsável por ministrar a palestra: “Manejo de Pastagens em Sistemas Integrados”

Vanderley Porfírio da Silva

Doutor em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Extensionista rural pela EMATER-PR no período de 1991-2003. Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desde 2003. Tem experiência na área de produção vegetal e animal, com ênfase em sistemas agrossilvipastoris e silvipastoris.
“Planejamento e Gestão dos Componentes Arbóreos nos Sistemas Integrados” é a palestra sob responsabilidade do Dr. Vanderley

Davi Teixeira dos Santos
Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Pós-doutorado (PDJ – CNPq) junto ao Grupo de Pesquisa em Ecologia do Pastejo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e Pós-doutorado (PExt – CNPq) em Produção Integrada de Sistemas Agropecuários junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). É sócio-diretor da SIA – Serviço de Inteligência em Agronegócios, coordenando projetos de difusão tecnológica e extensão rural como o PISA – Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários, e o ABC – Programa de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, com intervenção técnica direta e continuada em mais de 600 propriedades rurais no sul do Brasil.
Será o palestrante do tema: “Impactos Socioeconômicos e Ambientais na Adoção de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária”.

Alexandre de Oliveira Tavela
Graduado em Medicina Veterinária na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre e Doutor em Medicina Veterinária pelo Programa de Pós-graduação do Departamento de Veterinária da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na área de Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em Parasitologia Veterinária e Doenças Parasitárias dos Animais. Além disso, possui experiência em Manejo e Conservação de Fauna Silvestre e Educação Ambiental.
O prof. Alexandre irá ministrar a palestra: “Efeito dos Sistemas Integrados de produção Agropecuária no Controle de Doenças Parasitárias em Ruminantes”


Anibal de Moraes

Professor da UFPR possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) , doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) , pós-doutorado pelo INRA na França em 1995-96 e na The Ohio State University- EUA em 2014-15. É professor Associado IV – Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo da Universidade Federal do Paraná desde 1984. Atuou no Curso de pós-graduação em Agronomia -Ciência do Solo de 1985-1995 e no do Curso de Pós-graduação em Agronomia-Produção Vegetal – UFPR desde 1994. Tem experiência na área de Solos envolvendo a recuperação de áreas degradadas, Zootecnia, com ênfase em Manejo de pastagens e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária(SIPA). Desenvolveu projetos de pesquisa e desenvolvimento com as Cooperativas Coamo, Agrária de Guarapuava-PR, Castrolanda -PR envolvendo orientações de trabalhos de teses e dissertações. Coordena um projeto de desenvolvimento regional junto ao MAPA com recurso repassado pelo Sebrae no RS envolvendo prefeituras, sindicatos, cooperativas e associações de produtores.Também coordena o Núcleo de Inovação Tecnológica na Agropecuária (NITA) multi-institucional (Ufpr,Embrapa,Iapar, Unicentro, Ufrgs). Atua principalmente nos seguintes temas: Sistemas integrados de produção agropecuária, manejo de pastagens e relações solo-planta-animal.

Palestrante do tema: “Estratégias de produção em sistemas integrados”.

Na Tarde de campo, os pesquisadores Andre Fischer Sbrissia e Leandro Martins Barbero estarão abordando temas sobre manejo integrado e manejo de pastagens de forma prática e mais abrangente demonstrando os sistemas utilizados na propriedade rural a ser visitada.


Andre Fischer Sbrissia

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1998), mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor Associado III da Universidade do Estado de Santa Catarina, campus de Lages. É Editor Associado da Revista Grassland Science. Possui diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais relacionados aos temas fisiologia de plantas forrageiras e manejo de pastagens. Leciona disciplinas nos Cursos de graduação em Agronomia e Medicina Veterinária e no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, aonde orienta alunos de Mestrado e Doutorado.